ESCALADA
O get não para!
Vivência de Escalada
Tenha o seu primeiro contato com a prática de escalada em rocha sem o compromisso de providenciar equipamentos ou ir atrás de um curso de escalada. *Enfatizamos que esta é apenas uma vivência e que NÃO equivale a um curso de escalada*
Escalada Guiada
Se você já tem experiência com escalada e está interessado em conhecer as vias do Planalto do Itatiaia, confira a nossa lista de vias que realizamos o serviço de escalada guiada na região do Planalto do Itatiaia.
Climb Camp
Tenha o seu primeiro contato com a prática de escalada com uma experiência completa no Planalto do Itatiaia. O climb camp foi desenvolvido para aqueles que tem interesse em ter uma imersão total no que chamamos de "itatiaismo".
Vivência de Escalada
A vivência de escalada foi pensada para você que gostaria apenas de experimentar a escalada em rocha, sem o comprometimento de um curso de escalada. Vamos desmistificar a escalada em rocha para que você experimente, entenda e sinta-se confortável no mundo vertical. Nosso objetivo é fazer com que você desfrute do esporte com conforto, se familiarizando com as técnicas, equipamentos de segurança, aprendendo os nós básicos e tendo contato com as diferentes modalidades.
Escalada Guiada
Para as pessoas que já possuem alguma experiência com a prática de escalada em rocha, nós oferecemos o serviço de escalada guiada em que levamos o escalador para conhecer as mais variadas vias de escalada espalhadas por toda a região do Planalto do Itatiaia. A seguir listamos as vias que realizamos o nosso serviço, mas enfatizamos que antes de fechar qualquer programação buscamos saber melhor sobre a experiência e repertório do escalador. Para realizar algumas vias exigimos que a pessoa tenha um mínimo de experiência com escalada em rocha ou que faça alguma outra atividade conosco para avaliarmos a sua relação com a escalada de aventura presente no parque.
Chaminé dos Estudantes
Conquistada na década de 60, a Chaminé dos Estudantes foi a quarta via conquistada no pico das Agulhas Negras. O nome da via é uma homenagem a dois estudantes que tragicamente perderam as suas vidas ao tentar descer de uma das vias dos Agulhas com uma corda que não tinha comprimento suficiente para eles alcançarem um platô. Assim, a chaminé foi o caminho utilizado pelos conquistadores para chegar no local onde os estudantes fixaram a sua corda. A via conta com lances de aderência e uma série de chaminés até se chegar no cume Sul.
*Infos do Guia da Região de Itatiaia do Julio Spanner e Igor Spanner
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância: 140m
Duração:
Via Sem Querer
Localizada nas Agulhas Negras, a Via Sem Querer possui esse nome porque os montanhistas/conquistadores acreditaram estar escalando outra via do maciço (a chaminé XIV de Julho). Esta via conta com vários e pequenos lances de chaminé, aderência, entalamento e trepa-pedras. Uma via linda que é traçada por uma das fendas das Agulhas com enormes blocos de pedras entalados.
*Infos do Guia da Região de Itatiaia do Júlio Spanner e Igor Spanner
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Oba-Oba
Uma das vias mais clássicas do Parque Nacional de Itatiaia. A via possui lances de aderência, e uma curta chaminé. Para aqueles que estão procurando uma escalada de parede, está é sem dúvida um ótimo desafio para aqueles com vontade de conhecer a escalda do Itatiaia.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Gênesis
Localizada no coração do Parque (Pedra do Altar) a via Gênesis conta com lances de agarras, chaminé, e aderência. A primeira cordada começa com uma escalada simples com agarras até um pequeno platô, a segunda cordada passa por um grande e lindo diedro até a próxima parada, e a ultima cordada conta com um lance de aderência em canaleta e rampas.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distânicia:
Duração:
Via Chaminé Idalício
Esta é possivelmente, além de ser uma das mais clássicas, uma das vias mais lindas do Parque Nacional de Itatiaia. Segundo o Guia da Região de Itatiaia, a via possui esse nome em homenagem ao Sr. Idalício Manoel de Oliveira Filho, coordenador de um programa semanal chamado "Mais Perto do Céu", que era voltado para os montanhistas e transmitido pela Rádio Roquete Pinto nas décadas de 1950 e 1960. A via começa com um lance em artificial e uma estreita chaminé até a primeira parada. Em seguida a via continua por vários lances de chaminé até se chegar no cume das Prateleiras.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Bira
Esta via é provavelmente uma das melhores definições de "escalada de aventura". A Via Bira passa por vários blocos de rochas e rampas marcadas por lances de aderência. Trata-se de uma via linda em que boa parte você caminha ao lado de longos paredões que só aguçam ainda mais a vontade de escalar. Esta via dá acesso direto ao cume principal (Açu) das Agulhas Negras.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Norte - Prateleiras
Sabia que existe mais de uma forma de acessar o cume das Prateleiras, além do caminho mais convencional da via sul? Para aqueles que buscam uma aventura de escalada nas Prateleiras esta é uma ótima opção, trata-se de uma via que é uma boa alternativa para quem esta começando a escalar e para quem já é mais experiente e apenas busca conhecer ainda mais o universo de vias que habitam nas Prateleiras. Esta via conta com lances de chaminé e aderência.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Paredão Estrela
Ah, mas que via! Que via linda!
Esta é uma ótima programação tanto para quem está começando a escalar, quanto para quem já possui mais experiência com escalada e apenas gostaria de conhecer os outros caminhos das Agulhas Negras, além de ficar extasiado com a beleza desse maciço. A via passa por uma série de canaletas, conta com lances de aderência, agarras e trepa-pedras. A via termina no Pontão Norte, onde é possível retornar pela via Formigueiro ou pela Chapada da Lua Alta.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Normal / Via do Útero
Esta foi a primeira via a ser conquistada no pico das Agulhas Negras. Trata-se de uma linda via que percorre por blocos de pedras, raízes de arvores centenárias, e uma linda gruta com altas paredes esculpidas pelo tempo e revestidas de musgos das mais variadas cores. A via conta com lances de trepa-pedra, agarras, entalamento e aderência. De acordo com o Guia da Região de Itatiaia, há um lance de entalamento nesta via em que as pessoas relatam se sentirem como no seu nascimento, por isso a via também é conhecida como a Via do Útero.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Formigueiro
Já imaginou caminhar por dentro de grutas e escalar paredes com literalmente um "mar de agarras"? Esta via percorre por diversos caminhos onde as paredes são repletas de saliências que se assemelham às partes internas dos formigueiros. Esta via conta com vários lances de trepa-pedras e muitas agarras. Para os apaixonados em uma aventura esta é uma ótima e linda opção de roteiro nas Agulhas Negras.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Travessia Longitudinal
Uma das vias mais lindas e desafiadores do Planalto do Itatiaia. Segundo o Guia da Região de Itatiaia a travessia Longitudinal foi a segunda via a ser conquistada no maciço das Agulhas Negras. Esta via passa por diversos locais belíssimos e pouco explorados, como grandes salões compostos de rochas entaladas, florestas que parecem mais com jardins onde as árvores abraçam e se deitam sobre as rochas com as suas raízes e seus troncos torcidos.
Você caminhará ao longo da via entre rochas de todos os formatos, permitindo que você exercite a sua imaginação para fazer quantas interpretações conseguir. Pelo fato da via ser extensa (atravessar toda a crista das Agulhas) ela acaba sendo muito exaustiva, o que exige um bom preparo da pessoa que estiver pensando em escala-lá. Além disso, a via conta com vários lances de trepa-pedras com exposição, que também demandam por uma mínima experiência de escalada em rocha, ou experiência com o tipo de escalada de aventura que está presente por todo o Planalto.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via do Naval / Via do Sol
Provavelmente é uma das vias mais repetidas no Picú. A via do Naval é uma ótima alternativa para quem busca ter o seu primeiro contato com escalada tradicional em parede. Apesar da via contar com um crux no meio da via, que pode ser lido também como um delicioso lance de escalada esportiva com lances de agarras, a trilha para acessar a base do Picú se apresenta como outro ponto dificultador, que apesar de não apresentar nenhuma dificuldade técnica e ter somente uma extensão de 2,5km, ela conta com um ganho altimétrico de aproximadamente 600m.
Esta via conta com uma vista incrível do vale do rio Capivari, desde o ínício da escalada até o cume do Picú.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
Via Dale-Dale
Deliciosa via localizada no Picú. A via Dale-Dale começa no mesmo ponto da via do Naval, seguindo por uma linha que conta com lances de aderência e agarras. Esta também é uma ótima opção para aqueles que buscam ter uma primeira experiência com a escalada tradicional em parede. No final, e dependendo de alguns fatores como tempo e clima, ainda é possível realizar o lance do crux da via do Naval antes de rapelar até à base do Picú.
Graduação:
Dificuldade técnica:
Distância:
Duração:
ClimbCamp
Um(a) Guia de montanhismo experiente
Este serviço foi desenvolvido para aqueles que tem interesse em ter uma experiência mais aprofundado com a prática de escalada no Parque Nacional de Itatiaia (PNI). Ao longo de três dias acamparemos dentro do PNI, onde escalaremos as principais montanhas e maciços, aprenderemos os principais procedimentos de escalada e praticaremos as modalidades de escalada esportiva e tradicional. A proposta deste serviço é que a pessoa tenha um contato mais aprofundado com o esporte com o privilégio de poder praticá-lo no Planalto do Itatiaia. Este serviço NÃO equivale a um curso de escalada, e caso a pessoa tenha interesse em dar continuidade a pratica de escalada em rocha, encorajamos para que a pessoa realize um curso antes de se aventurar sozinho pelas vias mundo a fora. A escalada é um esporte de alto risco que pode ser seguro apenas quando a pessoa tiver conhecimento de todos os riscos envolvidos e souber como evitar e administrá-los.
PREÇOS - ESCALADA
Vivência de Escalada
R$ 400 / pessoa (1 dias)
R$ 700 / pessoa (2 dias)
Serviço inclui: Instrutores de escalada com certificação internacional em socorros em áreas remotas; equipamentos específicos para escalada de uso individual e coletivo; taxas de acesso ao PNI; e seguro aventura.
Escalada guiada
R$ 350 / dia (vias simples e moderadas)
R$ 450 / dia (vias avançadas)
O valor equivale a diária de um guia para realizar qualquer via de escalada no Planalto do Itatiaia listada na seção Escalada Guiada.
Climb Camp
R$ 1.150 / pessoa (3 dias)
mínimo de 3 pessoas
Este serviço inclui a diária dos instrutores; equipamentos específicos para escalada; taxas de acesso ao PNI; seguro aventura e alimentação (café da manhã, jantar e lanche de trilha)